Comunidade assista ao vídeo HelpDesk e faça uma relação entre os dois momentos tecnológicos: o monge tentando utilizar o livro e nós os Migrantes digitais utilizando o computador. Faça o registro de seus comentários até sábado 2.05.
Abraço,
EREla
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vídeo HelpDesk: Quando tentava ver o vídeo já me senti como o monge tentando abrir o livro. Quando resolvi parar de assistir, também. Me parece que as novas gerações, acostumadas com essas "novas" tecnologias, nos veem atrapalhados com algo que é bastante simples e óbvio, como um livro é para nós. Nada de excepcional, isso é mesmo novo para nós. Não podemos, contudo, ter medo de abrir o "livro". Não perderemos nem um texto importante; ao contrário, encontraremos muitas coisas novas e interessantes.
ResponderExcluirVídeo HelpDesk
ResponderExcluircomentário da LISANDRA
São inúmeras as situações do dia-a-dia em que, ao nos colocarmos diante de qualquer tecnologia "moderna", seja um computador, maquina fotográfica, filmadora, sentimos necessidade de pedir auxílio.
Para mim, esse blog é algo novo, e percebo que muitas de minhas atitudes assemelham-se à do monge. Diante de tantas inovações, manter-se atualizado constitui uma tarefa cada vez mais difícil; o novo, o desconhecido nos causa estranhamento e insegurança. Por isso, acentuo a importância de investirmos em nossa formação, aprimorando sempre nossos conhecimentos.
Continuo afirmando que temos medo em utilizar o computador e outras tecnologias. O medo bloqueia e coisas que são simples e não conseguimos fazer. O vídeo foi bem bolado e é muito engraçado, mostra bem como nós somos hoje com a informática...o receio de errar e não saber voltar e consertar. Devemos tirar um tempo e ser como crianças: "mexericar" bastante.
ResponderExcluirPenso que ainda somos como o monge:temos medo de abrirmos os livros que nos são dados. Temos receio em utilizar o computador e estragar o que já está pronto. Para tudo tem uma solução;é preciso perdermos o medo do desconhecido e contarmos sempre com as pessoas certas para tirar as dúvidas que aparecerem.
ResponderExcluirSempre que uma nova idéia ou tecnologia é nos apresentada costumamos observar com resalva o seu uso ou divulgação. Até certo ponto isso é necessário, porém não podemos deixar que isso trave totalmente nossa evolução no mundo das tecnologias. Me considero uma "nativa" digital, porém as inovações em relação a internet nem sempre acompanho essas mudanças. Neste sentido é necessa´rio contar com os alunos para nos atualizarmos.
ResponderExcluirQuando nos deparamos com o novo, a primeira reação é a de resistência. O que acontece com o livro e com as novas tecnologias, é que por medo de estragar, perder não tentamos mexer, buscar, procurar o que está escondido dentro do livro, ou o que guarda cada tecnologia. A partir do exemplo do monge devemos estar dispostos a tentar conhecer o novo. Não ficar com medo de errar, ou fazer algo que não deve. Devemos conhecer as novas tecnologias, para que possamos nos comunicar na escola e no dia a dia.
ResponderExcluirAssistindo ao vídeo, me vi como o monge que tinha medo de abrir o livro, pois eu 6enho receio exatamente de clicar em alguma parte por engano e deletar coisas importantes que estão armazenadas ali. Preciso perder o medo e navegar com mais segurança.
ResponderExcluirColegas, genial as autorias de vocês. Saibam que eu me sinto o monge ainda hoje, quando descubro uma ferramenta (nova para minha pessoa). Mas o medo diminui muito. Quanto mais mexericarmos como disse Raquel, melhor será.
ResponderExcluirA Karine fez uma ótima analogia sobre a resistência, geralmente é a primeira página do livro, depois pegamos o gosto.
Neli, parabéns pela publicação do comentário. Continua investindo para afastar o medo.
Alessandra e colegas, vocês pararam para pensar como foi com a minha mãe e as avós de vocês quando tiveram que aprender a utilizar uma maquina de lavar roupa após decadas usado o tanquinho e as mãos???? Quando vi o vídeo helpdesk foi a primeira reflexão que fiz... Feliz mesmo é a Lilly que é nativa digital e tem menos traumas do que eu...
bjs
Eliana
Muito legal o exemplo do monge, pois é assim que é, quando nos deparamos com algo novo o medo de estragar é a primeira reação da maioria das pessoas que não possuem o conhecimento sobre o novo objeto, por isso quando entramos em contato com novas tecnologias devemos ter um conhecimento prévio que vai possibilitar uma melhor interação.
ResponderExcluirAcabei de assistir o vídeo, concordo com o que os colegas colocaram,,,o primeiro sentimento é o medo, seguido da resistência diante do diferente.
ResponderExcluirantes tarde do que tarde, hoje que eu assisti o vídeo e refleti: não se gosta muito do que não se conhece
ResponderExcluir