terça-feira, 26 de maio de 2009

ENCONTRO DIA 29.05.2009

ORIENTAÇÕES

Caros acadêmicos,

Para o próximo encontro finalizaremos os estudos sobre o uso do CMap Tools; após faremos o exercício de produção de vídeos. Como último ponto veremos as características de um Ambiente de Aprendizagem Virtual e quando utilizar a ferramenta Skype de forma educativa.

Solicito a cada um que:

1. Leia atentamente todas as informações abaixo;
2. Assista previamente o vídeo tutorial para o Movie Maker;
3. Salve em um CD ou DVD ou Pen Drive imagens digitais e músicas mp3 para compor um vídeo. LEVE ESTE MATERIAL NO PRÓXIMO ENCONTRO


Comunidade, vamos aprender a editar vídeos?

Algumas informações técnicas e teóricas sobre vídeos educativos:

1. Precisaremos de um editor de vídeos ( Movie Maker é um deles; Picasa é uma ferramenta gratuita)
2. Você Precisa de um roteiro para seu vídeo. Qual tema gostaria de escolher para o vídeo?
3. Fazer seu vídeo currículo é uma boa estratégia para aprender.

Alguns exemplos de vídeo currículo para assistir: Lembre de assisti-los observando: tempo de duração (quanto tempo vocês permanecem assistindo mantendo a atenção; as cores dos títulos e legendas interferem na leitura?; a cor de fundo utilizada facilita ou dificulta a visualização? A música imprime ritmo lento ou acelerado ou está na medida? As cores e a luz das imagens utilizadas permitem boa visualização? O tamanho da fonte das legendas e as cores estão padronizadas?

Ex. Video Curriculo 1
Ex. 2 Vídeo curriculo 2
Ex. 3 Vídeo curriculo 3
Ex. 4 Video Curriculo 4

REGISTRE SUAS OBSERVAÇÕES NO ESPAÇO COMENTÁRIOS UTILIZANDO AS QUESTÕES SUGERIDAS ACIMA E, IDENTIFICANDO DA SEGUINTE FORMA: Ex1: xxxxxxxxxxxxxxxx; Ex 2 jjjjjjjjjjjjjj; etc...


Outro Exemplo pode ser vídeos contextualizando história e música:


Ex. 1: Ditadura Militar no Brasil
Ex. 2: Ditadura Militar no Brasil
Ex. 3: Questão Terra x Fome


Recursos para você adicionar ao seu PC caso queira implementar vídeos didáticos

PHOTOSTORY 3

JAMENDO (site para baixar musicas, as que estão disponíveis são autorizadas, portanto não cometeremos crime de pirataria)


Artigos e outras fontes sobre Vídeos educativos:

· http://videoseducativos.zip.net/

· Excelente blog contendo TUTORIAL MOVIE MAKER em formato de vídeo; assista também, no blog, alguns vídeos realizados com a ferramenta MOVIE MAKER

PARA PUBLICAR VÍDEOS EDUCATIVOS NA REDE

Como publicar no You Tube


AINDA:

VISITAREMOS AS MODALIDADES DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA)

O que é um AVA?
Exemplos: Moodle http://www.pesquisa.petrazz.com/login/index.php
AVA UCSVirtual


VOCÊ JÁ FALOU COM SKYPE?

Com esta ferramenta podemos fazer vídeo conferência ou simplesmente falar e ver nossos amigos. O mais interessante: sem custos, basta que ambos tenham instalado em seus computadores o programa do Skype, e uma pequena Webcam.

4 comentários:

  1. Achei os vídeos muito interessantes. O vídeo número dois eu achei muito longo, acabou ficando cansativo. O vídeo número três eu achei bem estruturado e gostei muito. Quanto aos vídeos sobre a ditadura eu gostei muito e deve ser usado pelos professores para que os alunos possam saber o que foi o período da ditadura e os seus horrores.

    ResponderExcluir
  2. Vídeos currículo: Ex. 1 - achei que a música desse vídeo causa uma certa ansiedade em quem assiste; a cor do letreiro não é boa para ler; também não gostei da maneira como foram distribuídas as imagens(somente no início) e as informações. O vídeo que tem 3:12, tornou-se cansativo, para mim, aos 1:40.
    Ex. 2 - esse vídeo foi o que mais gostei. A música é calma, na medida, as informações apresentadas são bem distribuídas, a cor do fundo destaca o que é escrito. Apesar de seus 7:19, é bem mais agradável do que o do ex. 1.
    Ex. 3 - a música é muito acelerada, o fundo preto com letreiro vermelho dificulta a leitura não sendo possível ler todas as informações. É difícil prestar atenção em seus 3:14 de duração.
    Ex. 4 - o currículo falado é interessante, mas achei a fala muito rápida e o som não muito nítido. Passado alguns minutos, o vídeo tornou-se para mim, um tanto monótono. Não prestei atenção na fala até o final do vídeo.
    Quanto aos outros três vídeos achei interessantes e percebi que a escolha da música e das imagens é fundamental em sua composição.

    ResponderExcluir
  3. Vídeo Currículo. Ex.1: O vídeo é interessante enquanto apresenta imagens, tornando-se cansativo ao longo da apresentação do texto escrito. Também não gostei da escolha da música (muito acelerada) e da cor branca do fundo. Ex.2: Considerei este o vídeo o mais interessante. A animação e o movimento das linhas curvas em cada subtítulo atraíram minha atenção. Apesar da duração de 7:19, não me cansei de assistí-lo. A música era adequada para uma apresentação extensa e o contraste de cores (fundo escuro e letras claras) favoreceu a visualização. Ex.3: Em minha opinião, a música selecionada é muito desagradável; assisti ao vídeo com impaciência. Além disso, encontrei dificuldades para visualizar o conteúdo da apresentação devido as imagens escuras do fundo e a cor vermelha das letras, além da fonte pequena em determinados momentos. Ex.4: Considerei a fala do personagem monótona. A imagem estava um pouco embaralhada e o áudio também apresentava alguns defeitos. Destaco ainda, como aspecto negativo, a ruptura do som ao intercalar as falas e o subtítulo, apresentado apenas em formato escrito.
    Percebi, ao final dos vídeos, a importância de haver harmonia entre o conjunto de itens selecionados para compor a apresentação.

    ResponderExcluir
  4. Neli, Alessandra e Lisandra, vocês realizaram uma ótima avaliação. Esse era o objetivo, perceber que deve existir a harmonia entre as partes que compõe o vídeo. Abraço
    ERela

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: