Comunidade assista ao vídeo Questão de Tecnologia ou metodologia. Após assisti-lo responda aqui no blog, no espaço do comentário o que é informática aplicada a educação no conceito apresentado pelo vídeo que você assistiu. A situação apresentada no vídeo é construtivista ou instrucionista? Faça o registro de seus comentários até sábado dia 2.05.
Abraço,
EREla
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O método apresentado ni vídeo é instrucionista. De que vale tecnologia se o método não mudou? A informática deve ser usada como uma ferramenta de apouio na sala de aula, mas há casos em que não se pode desprezar totalmente os métodos tradicionais. A tecnologia deve ser usada como suporte para que o aluno aprenda.
ResponderExcluirVídeo: Questão de metodologia ou tecnologia.
ResponderExcluirO que se percebeu no vídeo é que juntamente com os recursos tecnológicos disponibilizados na escola é necessário também que se transforme o método de trabalhar os conteúdos. É necessário, para tanto, que o professor busque os conhecimentos necessários para dar conta das novas tecnologias disponíveis.
Oi pessoal, aqui é a LISANDRA, terei que postar aqui meus comentários porque não é possível acessar o blog com minha senha.
ResponderExcluirO vídeo "Questão de metodologia ou tecnologia" apresenta aulas norteadas pelo médodo instrucionista de ensino. Nesse caso, a introdução de novas tecnologias na escola trouxe poucos benefícios aos estudantes, que apesar de terem a possibilidade de acessar esses novos instrumentos, permaneceram recitando mecanicamente os conhecimentos adquiridos. Para que o ensino seja aprimorado, é essencial que a tecnologia esteja aliada a uma nova postura do professor, repensando a prática pedagógica.
Concordo com o questionamento no final do vídeo. Não resolve se utilizar de tecnologias se o método continua o mesmo. Entendo que o professor é quem deve buscar pelo conhecimento e de que maneira pode utilizar essas novas ferramentas tecnologicas. Se não a conhecemos, como podemos ensiná-las? Acho que o primeiro passo é não ter medo e ter curiosdade. Saber aproveitar de um recurso que hoje está tão perto e disponível. O vídeo mostra a mesma metodologia, porém informatizada e a tecnologia utilizada apenas para instruir.
ResponderExcluirDe acordo com o vídeo, informática na educação serve apenas como mais uma forma de registrar os mesmos conhecimentos e formas de aprendizagens há muito tempo utilizados nas escolas. O que se vê é uma forma instrucionista, pois tudo chega de uma forma pronta sem a participação ativa dos alunos na construção do material a ser utilizado em sala de aula. Há inúmeras formas de se utilizar o computador e a internet, porém o professor deve estar motivado a buscar construir formas que se adecuem a sua realidade para melhor aproveitamento dos laboratórios de informática tão divulgados.
ResponderExcluirEu acredito que a informática serve de auxílio ao professor para que suas aulas sejam mais interessantes e diferentes da tradicional. A professora do vídeo fez a mesma aula com e sem o computador, demonstrando uma aula instrucionista. Hoje em dia é preciso fazer aulas que utilizem a tecnologia mas que também façam com que os estudantes participem ativamente,pois eles vão para a escola com uma bagagem enorme de conhecimento e se as aulas forem sobre o que eles já conhecem, de nada adiantará a tecnologia. O professor deve estar sempre atento à sua metodologia de ensino.
ResponderExcluirO vídeo consegue retratar bem a situação que alguns professores vivem no dia a dia da escola. Se você não sabe utilizar as novas tecnologias, não será elaborar aulas que fiquem condizentes. Pois não estará relacionando a tecnologia com o conhecimento, com a aprendizagem, a tecnologia não trará nada de novo ao aluno.
ResponderExcluirColegas, vocês pronunciaram exatamente o que tem sido o calcanhar de Aquilis quando fala-se em uso das tecnologias. O pensamento mais difundido é que a tecnologia por si só promove a aprendizagem.
ResponderExcluirAlgo importante a ser lembrado é que aprendizagem é interna, individual, do sujeito. A aprendizagem é facilitada quando ocorrem processos de interação, que pode ser do sujeito com o objeto de conhecimento (fazer pesquisas, escrever uma síntese sobre o que leu, pode ser um jogo interativo disponivel na rede internet) ou melhor ainda quando o professor propõe a interação entre os colegas utilizando ferramentas de cooperação como é o blog e outras que iremos trabalhar.
Vocês lembraram muito bem que o professor precisa mudar a metodologia ao optar por uma atividade com apoio de ferramentas na internet. A forma de organizar a didática e a comunicação muda.
Amanhã continuamos esta discussão que está muito boa.
bjs
Eliana